Pular para o conteúdo principal

Não pago mais ninguém!

“Os assassinos estão livres
Nós não estamos...
Vamos sair!
Mas não temos mais dinheiro
Os meus amigos todos
Estão, procurando emprego...”

(Renato Russo - Teatro Dos Vampiros)


Como não sou fã de música sertaneja, na noite de sexta-feira aproveitei para zapear um pouco entre os principais programas jornalísticos da tv brasileira (os que prestam, é claro!) e fiquei estarrecido com o comentário feito por Bóris Casoy no Jornal da Noite da Band sobre a Emenda dos Precatórios.


Antes de falar sobre outra ação mesquinha de nossos políticos, pergunto a você leitor: Quando atrasamos uma conta, um tributo, imposto, taxa (e outras denominações utilizadas para roubar nosso dinheiro) temos que pagar juros, não é mesmo? E, se demorarmos muito até corremos o risco de termos nosso nome inserido nos cadastros do SPC.

Pois bem, no Brasil, o governo paga o que quer, quando quer... isso quando paga. Agora estão tentando legalizar o calote!

Na última semana, o Senado aprovou – em mais uma das votações-relâmpago – emenda à Constituição com regras que tornam mais difícil ao cidadão receber as dívidas, os chamados precatórios. E você sabe quem foram os grandes lobbystas, que batalharam por essa e outras mudanças? Serra e Kassab.

Diante destes fatos, Casoy diria “Isso é uma vergonha!”, no entanto ele foi além e comprarou os políticos acima com vampiros. Isso mesmo, sanguessugas. Quando vociferava, em rede nacional, que Serra e Kassab tentavam sugar o sangue (e o dinheiro) do povo brasileiro apareceu uma cômica imagem dos representantes do Estado de São Paulo e da capital paulista com dentes ensanguentados.

Mas Bóris Casoy não estava se referindo à aparência de Serra e Kassab. Ele falava sobre a péssima atitude de ambos em apoiar uma proposta absurda, contrária aos interesses do Estado Democrático. Ele ainda alertou: “Que investidor vai apostar em um país que legaliza o calote. Que, por lei, pode não pagar este ou aquele?”


Estranho ver Kassab, eleito pelo DEM (ou demo, se preferir), um partido que se diz contra a “opressão” do Estado e Serra, virtual-sério-real-candidato-a-presidência, adotando tal medida.

Com mais essa baixaria, nossos políticos estão dizendo à sociedade “não pago mais ninguém!” ou pago quem aceitar menos. E agora cidadão, você sabe o que significa precatório?

Everton Santos é publicitário e jornalista diplomado.

Comentários